Tecnologia pode ajudar no combate ao mosquito da Dengue

Postada em 03.01.2017 ás 23:45

Aplicativos de celular e drones estão ajudando as Secretarias de Saúde a identificar criadouros do mosquito Aedes Aegypti em todo o país.

Os estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba e Bahia passaram a fazer uso da tecnologia, por meio do aplicativo “Caça Mosquito”, a fim de combater o mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika.

A ferramenta está sendo utilizada no levantamento de possíveis focos do mosquito, com a auxílio da população, que pode enviar fotos, fazer denúncias, solicitar visitas em casas fechadas da vizinhança e tirar qualquer dúvida sobre prevenção ao mosquito.

Ita de Cássia, superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Bahia, explica que, o aplicativo possibilita o contato direto da população com as equipes de saúde.

“Para estimular a população a participar e identificar esses focos. Não precisa ser necessariamente na sua casa ou na região do seu domicílio. Pode ser um ponto de ônibus, em uma praça ou em um terreno baldio. Então o aplicativo facilita esse contato da população com o serviço de Saúde.”

Além do aplicativo, algumas capitais utilizam outra tecnologia na luta contra o mosquito: o drone, aquele aparelho eletrônico que parece um pequeno helicóptero controlado por computador. No combate ao mosquito, ele sobrevoa locais, como prédios e terrenos baldios. Durante o voo, o objeto registra imagens que são enviadas para a equipe de vigilância em saúde local. A partir da análise da equipe, agentes tentam eliminar os focos.

APOIO CULTURAL

USUÁRIOS ONLINE

© Todos os direitos reservados a Rádio Nova União

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

SOBRE NÓS

A Rádio Nova União é muito mais você.